Bom, fiquei tão empolgado que resolvi estudar um pouco mais sobre o assunto.
Existe uma API para integração com o serviço e talvez esteja aí mais um motivo para que o Twitter faça tanto sucesso. A integração com outros aplicativos é muito simples e fácil de se implementar.
Neste post vou mostrar como integrar o uniPaaS com este serviço.
A primeira coisa que precisamos fazer é buscar as atualizações que o usuário do Twitter possui.
Para isso precisamos acessar o endereço:
O uniPaaS possui a função HTTPGet para retornar o valor de um endereço web numa variável Blob.
No caso do Twitter, precismos ainda passar o usuário e senha, então no nosso exemplo vamos atualizar a variável Blob com a seguinte expressão:
HTTPGet('http://nome_usuario_twitter:senha_usuario_twitter@twitter.com/statuses/friends_timeline.xml')
No meu caso, joguei essa informação para um arquivo XML que armazenei no meu projeto. Este arquivo irá lhe mostrar quais foram as últimas atualizações que o os seu usuário possui, como quem postou, hora, e imagem do usuário.
Infelizmente o uniPaaS não consegue mostrar uma imagem que está armazeada na web, você precisará "baixar" as imagens que o arquivo mostra. Para isso fiz um outro programa que verifica o nome do arquivo, faz downaload (novamente usei a função HTTPGet) e depois grava no sistema operacional, através do BLB2File.
Até aqui, já poderíamos ver quais são as atualizações que o usuário possui, mas o legal mesmo é a interação, vamos ver como podemos postar no Twitter.
Para isso, criei um programa onde o usuário pode digitar um texto (no máximo 140 caracteres) e ao clicar no botão atualizar, chamo uma função que dispara o seguinte comando.
HTTPPost ('http://nome_usuario_twitter:senha_usuario_twitter@twitter.com/statuses/update.xml?status='&Trim(A) )
Onde A é a variável que o usuário digitou.
Veja como ficou o resultado:

No próximo post, vou passar todo o código deste projeto.
Até a próxima
Saúde, Paz e mta Energia
Mau Ouriques