Realizando chamadas entre componentes M10
Para quem está usando o eDeveloper 10 tem se confrontado com um grande problema que é a re-chamada entre componetes, ou seja, se tenho um componente A que chama o componente B este não pode chamar o componente A.
Para resolver este "pequeno" impasse seguem algumas dicas de uma solução:
Deve ser criado um Evento Global para que o componente chamado possa devolver um valor, vamos ao passos:
. No projeto A (principal) dentro do Main Program, deve ser criado um Evento Público teclando (CTRL+U) Janela Events (fig1). Conforme a figura, informe um nome para este Evento, crie um parâmetro para receber um valor e adicione o nome publico no nosso exemplo "ChamarPrograma".
. Ainda no Main Program agora devemos criar na Guia Logic o gatilho deste Evento, (CTRL+H) para criar o Event. Na coluna nome pressione F5 para informar o Evento, Type User Event ChamarPrograma. Será solicitado para criar a variável nesta parte do programa. Este recurso é interessante porque a variável estará disponível apenas quando o evento for chamado.
Com isso estamos preparados para receber a informação do componente que estamos chamando.
No projeto B (componente chamado) deve ser criada uma chamada para o Evento Público (fig3) gerado no projeto A.
Dentro de um programa na Guia logic crie um evento conforme a necessidade. dentro deste evento crie uma linha com a operação Raise Event apontando para o Public Event informando o nome deste evento, no nosso caso 'ChamarPrograma'. Na coluna Arguments informe os parâmetros que serão passados para o projeto A.
Com isso estaremos devolvendo ou chamando algum componente do projeto que iniciou a chamada.
Espero que com isso alguns probleminhas sejam resolvidos ;)
domingo, 29 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário