sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Magic - Rich Client

A Magic está finalizando um novo método para desenvolvimento de programas que estão chamando de Rich Client. Este novo conceito ainda não está liberado oficialmente mas já está incluso no pacote 10.1 SP3 liberado esta semana, para seu uso é necessário uma nova licença.

Este novo conceito de programação é totalmente voltado para ambiente Web, uma das grandes vantagens é a utilização de computadores com baixa configuração. Mesmo sendo um produto web, será possível utilizar todos os recursos de interface GUI disponíveis atualmente, permitindo uma interação completa com o usuário. Outra vantagem que eles estão anunciando é a execução da ferramenta em vários sistemas operacionais, inclusive em dispositivos móveis.

Falando mais tecnicamente, este novo recurso utiliza uma aplicação JAVA que irá rodar no lado do client, eles prometem uma performance surpreendente. A vantagem será que o usuário não precisa utilizar um navegador web (no browser), a ferramenta utiliza seu próprio mecanismo de navegação.

Falando um pouco mais sobre os recursos de interface, estarão disponíveis os controles tree view, tab control, combo Box, list Box, etc. Teremos integração com menus. Houve uma melhoria considerável no table control para web, permitindo sort, multi marking, resizing columns.

OS recursos não param por ai, o aplicativo poderá executar comandos no S.O. do usuário, também será permitido a integração com ActiveX, manipulação de arquivos e no ambiente do sistema operacional.

Para finalizar, este ambiente rodará em Windows, Linux ou ainda Mac OS, podendo ser utilizado em celulares com Windows Mobile ou CE.

Agora é esperar para ver.


Maurício Ouriques

Nenhum comentário: